Um pouco do Microsoft Windows XP.

12/12/2010 13:35

 

 

O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentar de vez o velho MS-DOS.

Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor escolha tanto para o uso doméstico como para uso em empresas.

O XP quer dizer eXPeriência, pois o usuário terá uma nova experiência ao utilizar o sistema operacional, ficando livre de travamentos, erros fatais ou operações ilegais, além de contar como uma interface mais bonita.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

A versão doméstica é mais leve, exigindo menos poder de processamento e memória, por outro lado, alguns recursos somente são encontrados na versão Professional.

Entre os recursos exclusivos da versão Professional se destacam: Área de trabalho remoto, suporte a mais de um monitor, criptografia de arquivos e sistema, trabalhar com dois processadores, conexão em um domínio, discos dinâmicos entre outros. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Windows XP

 

IPD ou Introdução ao Processamento de Dados 

 

A INFORMÁTICA É A CIÊNCIA QUE ORGANIZA E VIABILIZA O USO DA INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA, AGILIZANDO AS AÇÕES DEPENDENTES DAS RESPECTIVAS INFORMAÇÕES.

 

            OS COMPUTADORES SÃO INSTRUMENTOS COM QUE ESSA INFORMAÇÃO AUTOMATICA SERÁ UTILIZADA, ABREVIANDO A EXECUÇÃO DE TAREFAS, MUITAS REALIZADAS EM SEGUNDOS, QUANDO PELAS MÃOS DO HOMEM SERIAM TERMINADAS EM HORAS, DIAS OU SEMANAS.

 

HARDWARE

            O COMPUTADOR É UM SISTEMA COMPOSTO POR CPU (UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO), MEMORIA E PERIFERICOS, TODO ESSE CONJUNTO É CHAMADO DE HARDWARE.

 

SOFTWARE

            SÃO PROGRAMAS DE COMPUTADOR (WINDOWS, WORD, EXCEL, ETC.)

 

MICROCOMPUTADORES

            SURGIDO NO ANO DE 1977 EM ESCALA COMERCIAL, DOTADO DE UM MICROPROCESSADOR (SUA CPU) COM AXTRAORDINARIA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DE DADOS E QUE A CADA DIA MAIS SE AGIGANTA.

 

OS MICROS PC´s E COMPATÍVEIS

            “PC” É PERSONAL COMPUTER: CRIADO PELA IBM, TODO MICRO COMPUTADOR QUE FALE A MESMA LINGUAGEM, E ENTENDA A MESMA LINGUAGEM ENTENDIDA E FALADA PELOS PC´s IBM, SÃO CONSIDERADOS COMPATIVEIS. ALGUNS MAIS SOFISTICADOS, OUTROS COM MENOS RECURSOS, UNS MAIS VELOZES, OUTROS MAIS LENTOS, UNS COM MAIS MEMORIA, OUTROS COM MENOS MEMORIAS, VARIOS SÃO OS TIPOS DE PC´c COMPATIVEIS.

 

 

 

 




CONSTITUIÇAO DE UM MICRO COMPUTADOR: PRINCIPAIS PARTES E FUNÇÕES

 

            COMO TODO COMPUTADOR (HARDWARE), TAMBÉM O MICROCOMPUTADOR É UM CONJUNTO COMPOSTO DE UM SISTEMA CENTRAL, COMPOSTO DE CPU, MEMORIA E PERIFERICOS.

 

 

MEMORIA PRINCIPAL: É DIVIDIDA EM DUAS PARTES: RAM E ROM

 

ü  RAM (RANDON ACCESS MEMORY): NECESSITA DE ENERGIA

ALETRICA PARA MANTER AS INFORMAÇÕES ARMAZENADAS. POR EXEMPLO, SE VOCÊ ESTIVER DIGITANDO UM TEXTO NO WORD E O COMPUTADOR CONGELAR, VOCÊ PODE RECUPERAR ESSE TEXTO, POIS ELE FICA TEMPORARIAMENTE NA MEMORIA RAM DO COMPUTADOR, ISSO SE O SEU COMPUTADOR NÃO FOR DESLIGADO ELE TEM QUE SER APENAS REINICIADO.

 

ü  ROM (READ ONLY MEMORY): MEMORIA DE CONTEUDO FIXO, POIS

JÁ VEM GRAVADO DE FABRICA, É MEMORIA SOMENTE DE LEITURA. POR EXEMPLO, O CD-ROM, JÁ VEM COM CONTEUDO GRAVADO E FIXO, QUE SÓ PODERÁ SER LIDO. NÃO DEPENDE DE ENERGIA ALETRICA PARA MANTER AS INFORMAÇÕES ARMAZENADAS.

 

 

 

 

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO – CPU: É ELA QUE PROCESSA AS INFORMAÇÕES E ADIMINISTRA O EMPREGO DE TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS. ASSIM POR EXEMPLO É A CPU QUE OPERA, NUMA VELOCIDADE INCOMUM.

 

PERIFERICOS DE ENTRADA: PERMITE A ENTRADA DE DADOS NO COMPUTADOR, OS MAIS COMUNS SÃO: TECLADO, MOUSE, E O SCANNER.

 

PERIFÉRICOS DE SAÍDA: PERMITE A SAIDA DE DADOS DO COMPUTADOR, OS MAIS COMUNS SÃO: O MONITOR E A IMPRESSORA.

 

PERIFÉRICOS DE ENTRADA E SAÍDA: PERMITE TANTO A ENTRADA COMO A SAIDA DE DADOS DO COMPUTADOR, É O CASO DO DRIVE.

 

OBS: O NO-BREAK É UM APARELHO FUNDAMENTAL PARA O COMPUTADOR, POIS TEM A FUNÇÃO DE MANTER O COMPUTADOR LIGADO POR ALGUNS MINUTOS NUMA EVENTUAL FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA, ESSE TEMPO DEPENDE DA CAPACIDADE DO NO-BREAK.

 

OBS2 A VELOCIDADE DO COMPUTADOR PODE SER VISTA QUANDO LIGAMOS O MESMO E APARECE A TELA DE INICIALIZAÇÃO, ELA É MOSTRADA EM MHZ (EX: 400 MHZ) E MUDA DE COMPUTADOR PARA COMPUTADOR DEPENDENDO DA CONFIGURAÇÃO DE CADA UM. QUANTO MAIOR A VELOCIDADE DO COMPUTADOR, MAIS RAPIDO É FEITO O PROCESSAMENTO DE DADOS.

 

LOCAIS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS

 

1.      WINCHESTER (HARD DISK): É UM DISCO RIGIDO, ONDE FICAM

GRAVADOS TODOS OS PROGRAMAS E ARQUIVOS QUE EXISTEM NO COMPUTADOR E TEM ALTA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES, BEM MAIOR QUE A CAPACIDADE DO DISQUETE. POR EXEMPLO, TEM WINCHESTER DE 40 GIGABYTES, 100 GIGABYTES, 120 GBYTES OU MAIS ENQUANTO A CAPACIDADE DO DISQUETE É DE 1.44 MEGABYTES. A LETRA QUE REPRESENTA O WINCHESTER É A LETRA (C:)

 

2.      DISQUETE (DISCO FLEXÍVEL): FABRICADO DE MATÉRIA

PLÁSTICA, TEM UMA PEQUENA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES. A LETRA QUE REPRESENTA O DRIVE DO DISQUETE É A LETRA (a:)

 

DISQUETE (TAMANHO)

CAPACIDADE

3 ½

1.44 MBYTES

 


 

MEDIDAS DE CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

 

MEDIDAS

CARACTERES

Bit

Menor espaço utilizado na maquina

Bayte

8 Bit

Kilobytes (KB)

1.024

Megabytes (MB)

1.048.576

Gigabytes (GB)

1.048.741.824

 

SISTEMA OPERACIONAL: É UM SOFTWARE ESPECIAL QUE FAZ O COMPUTADOR FUNCIONAR. ELE SERVE DE INTERPRETE, POIS ENTENDE A LINGUAGEM DA MAQUINA E DO HOMEM.

 

 

WINDOWS (WINDOWS XP, WINDOWS VISTA, ETC.)

 

           O WINDOWS É UM SISTEMA OPERACIONAL QUE EXPLORA AO MAXIMO OS RECURSOS VISUAIS, DISPONDO DE TODOS OS SEUS COMANDOS EM FORMA DE ICONES, BOTÕES OU BARRAS DE MENUS QUE SÃO ACIONADOS DE MANEIRA MUITO SIMPLES ATRAVÉS DO MOUSE.

           NESTE PROGRAMA VOCÊ VAI APRENDER O BÁSICO DA INFOMATICA: LIGAR, DESLIGAR O COMPUTADOR DE FORMA CORRETA, ENTRA E SAIR DE UM PROGRAMA, SALVAR UM ARQUIVO, EXCLUIR UM ARQUIVO DO COMPUTADOR, ETC.

QUANDO O COMPUTADOR É LIGADO, O WINDOWS É CARREGADO AUTOMATICAMENTE MOSTRANDO ESSA TELA, QUE É CHAMADA DE DESKTOP (AREA DE TRABALHO).