Dicas do Word

12/12/2010 13:49

 Dicas fácies de utilização do Word para você aplicar no dia-a-dia e economizar tempo na edição de texto!

 

Mantenha palavras unidas em quebras de linha
Se você está escrevendo um texto e não quer que duas ou mais palavras se separem em quebras de linha, como o sinal de moeda e o valor, é só dar o espaço pressionando simultaneamente Ctrl, Shift e Espaço. Assim, as duas palavras mudarão de linha juntas.

Configure a opção auto correção
Você pode configurar o Word para sempre corrigir certas palavras. Por exemplo, toda vez que você escrever ‘pq’ ele automaticamente transforma o par de letras na palavra ‘porque’, ou ainda, ele pode alterar ‘o.’ para o símbolo ‘º’, assim você não precisa sempre entrar no modo símbolo. Para isso, vá em Tools (Ferramentas) > Auto Correct Optins (Opção de auto correção) e marque o texto que quer que seja corrigido em replace (substituir) e a palavra certa no campo ao lado.

Repetir última ação
Se você editou um texto, mudando fonte e tamanho, é possível reproduzir a ação apenas usando a tecla F4. Ele repete qualquer ação realizada anteriormente, como mover objetos, por exemplo.

Colar sem formatação de texto
Para você colar um texto em seu arquivo de Word e para ele se adequar à formatação do restante do texto e perder suas características originais é só ir no menu Edit (Editar) > Paste Special (Colar Especial) e escolher Unformatted Text (Texto sem formatação).

Imprimir duas páginas por folha
Se você quer imprimir um documento com mais de um folha por página é só ir no menu Arquivo, clicar em Imprimir e na caixa de impressão alterar o número de páginas por folha em Zoom.

Selecionar textos por colunas
Muitas vezes temos tabelas sem formatação no Word e queremos copiar apenas dados de algumas colunas. Mas como fazer isso? É só pressionar Alt e fazer a seleção.

Personalizar barra de ferramentas
Você pode colocar na barra de tarefas os comandos que mais usa. Para isso vá até a barra de tarefas e clique na seta que fica na parte inferior à direita, navegue pela opção Add or Remove Buttons (Adicionar ou Remover Botões) e, então, em Customize (Personalizar). Ache o botão que quer adicionar e o arraste até a barra de ferramentas.

Novas dicas de Word em breve! Aguarde.
Assina Robson Professor