1000 dicas Windows

04/12/2010 10:44

  

 Não  estou brincando. Estas são as 1000 melhores dicas relacionadas a PC que você possa encontrar em qualquer lugar.


É o sistema operacional mais popular do mundo. Nos reunimos 200 dicas com as melhores da Microsoft - todas são compatíveis com a versão 98, mas muitas funcionam nas versões 95 e ME também...

Área de trabalho

1 - Se cometer um engano clicando e arrastando arquivos em sua área de trabalho, você pode facilmente retificá-lo dando um clique com o botão direito na área de trabalho e selecionar Desfazer.
2 - Mova seus ícones da área de trabalho para a barra de tarefas dando um clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolhendo Barra de Ferramentas, Área de trabalho.
3 - Transforme os ícones Meu computador ou Ambiente de rede em ícones da Barra de ferramentas, clicando e arrastando-os para a margem da tela e soltando o botão do mouse nesse momento.
4 - Mova a barra de ferramentas clicando e arrastando da barra de tarefas para sua área de trabalho. Você pode agora posicioná-la do jeito que bem entender.
5 - Segure a tecla Shift enquanto arrasta um arquivo para move-lo ao invés de criar um atalho copiando-o entre os drives, ou vice versa com as pastas de um mesmo drive.
6 - Confira que você sempre esteja vendo a barra de ferramentas de acesso rápido dando um clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha Sempre visível.
7 - Retorne a barra de ferramentas para sua posição original arrastando-a para a barra de tarefas.
8 - Para escolher um ícone diferente, dê um clique com o botão direito sobre ele, escolha Propriedades, clique em Atalhos e então Mudar ícone.
9 - Se você gosta do visual de uma imagem que vê na Internet, então clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha Definir como papel de parede.
10 - Clique em Iniciar, Executar, entre com o local e clique OK para visualizar seu conteúdo em uma pasta.
11 - Deixe o menu Iniciar aberto como uma forma de evitar que o protetor de tela surja na tela.
12 - Coloque atalhos em uma pasta no menu Iniciar. Dê um clique com o botão direito do mouse em Iniciar, selecione Abrir, clique em Arquivo, Nova pasta e arraste seus atalhos para lá.
13 - Reduza o tamanho dos seus ícones . Dê um clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione Propriedades. Muda para a janela Aparência e então clique no menu Item, selecione Ícone e ajuste o tamanho.
14 - Utilize o botão direito do mouse para arrastar um arquivo. Um menu surgirá permitindo que você deseja ou não copiar, mover ou criar o arquivo.
15 - Remova as pastas sublinhadas da área de trabalho clicando em Iniciar, Configurações então Opções de pasta. Selecione a janela Geral, marque Personalizar e clique em Configurações. Marque as opções Clique único para abrir um item e 'Ícones sublinhados somente quando forem selecionados...'.
16 - Desligue seu micro rapidamente fechando todas as janelas abertas e pressionando as teclas Alt + F4.
17 - Se perceber que não pode mover os ícones em sua área de trabalho, dê um clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Organizar ícones, então, desmarque a opção Auto organizar.
18 - Remova a pasta de documentos do menu Iniciar.
Vá para a chave HKEY_CURRENT_USER\Software
\Microsoft\Windows\Currentversion
\Policies\Explorer.
Dê um clique com o botão direito em uma área vazia no painel da direita e selecione Novo, valor DWORD, e nomeie NoRecentDocsMenu, dê um clique duplo e digite 1 como o valor.
19 - Oculte todos os ícones de sua vista. Vá para a mesma chave que na dica anterior, clique em Editar e, então, escolha Novo, valor DWORD e nomeie NoDesktop. Dê um clique duplo sobre ele e entre com o valor 1. Para restaurar os ícones troque o valor por 0.

Menus

20 - Organize seu menu Iniciar alfabeticamente clicando com o botão direito do mouse em qualquer item e escolha Organizar por nome.
21 - Para obter uma visualização padrão Explorer dos tens do menu Iniciar, dê um clique com o botão direito no botão Iniciar e selecione Explorer.
22 - Copie arquivos rapidamente para o disquete. Dê um clique com o botão direito sobre um arquivo e selecione Enviar para Disquete de 3,1/2 (A).
23 - Para adicionar aplicativos ao menu Iniciar, arraste um item para o botão Iniciar e ele será acrescentado.

Barra de tarefas e Quadro do sistema
24 - Aumente a barra de tarefas para que você possa ver os botões de todos os aplicativos da acesso rápido. Mova o cursor sobre a barra de tarefas e arraste-a até que atinja o dobro do tamanho.
25 - Ou alternativa, se deseja mais espaço dê um clique com o botão direito na barra de tarefas, selecione Propriedades e escolha Auto ocultar.
26 - Para descobrir a data, pouse o mouse sobre o relógio no quadro do sistema.
27 - Se você preferir ver um calendário total então dê um clique duplo no relógio para visualizar as Propriedades de data e hora.
28 - Remova o ícone do volume desmarcando a opção Mostrar controle de volume no Painel de controle de Som.
29 - Adicione programas e arquivos para a barra de ferramentas. Dê um clique duplo sobre ela e escolha Barra de ferramentas, Nova Barra de ferramentas. Encontre o arquivo e clique em OK.
30 - A ferramenta de acesso rápido do Quadro do sistema facilita na hora de adicionar outros aplicativos para sua barra de tarefas, Clique em QuickTray para acessá-lo, e utilize o botão adicionar para adicionar qualquer programa.
31 - Após mudar a barra de tarefas no registro não reinicie. Pressione Crtl + Alt + Delete, então dê um clique duplo no Explorer. Clique em Sim para fechar o Explorer, mas não desligue.
32 - Para manter a barra de tarefas à vista o tempo todo, clique em Iniciar, Configurações, escolha barra de ferramentas e menu Iniciar. Marque Sempre visível nas Opções da barra de tarefas.
33 - Crie novos ícones de acesso rápido simplesmente arrastando atalhos para a barra de tarefas.

Pastas e atalhos

34 - Segure a tecla Shift quando abrir uma pasta para abri-la direto no Explorer.
35 - Evite confusões da área de trabalho com o Meu computador. Clique em Visualizar, Opções de pastas e Personalizar. Clique em configurações e escolha para visualizar novas pastas na mesma janela.
36 - Você ainda pode abrir uma pasta em uma nova janela. Segure Ctrl e dê um clique duplo sobre ela.
37 - Minimize todas as janelas abertas de uma vez clicando em Visualizar área de trabalho.
38 - Encerre um aplicativo minimizado rapidamente clicando com o botão direito sobre ele na barra de tarefas e escolhendo Fechar.
39 - Quando estiver visualizando uma pasta, dê um clique com o botão direito na barra de ferramentas e poderá personalizar qualquer botão na barra de ferramentas.
40 - Utilize as teclas de atalho para abrir os ícones de atalho. Dê um clique com o botão direito em um ícone de atalho, selecione Propriedades , e clique na janela Atalho. Clique na caixa teclas de atalhos e escolha qualquer tecla, como A Clique em OK, então quando você pressionar as teclas Ctrl + Alt + A, o Windows executará esse atalho.
41 - Restaure as colunas do Explorer para seus tamanhos padrões ao pressionar as teclas Ctrl e + no teclado numérico.
42 - Para copiar, digamos, 95 de 100 arquivos de uma pasta, selecione os cinco arquivos que não deseja copiar segurando a tecla Ctrl e clique em cada uma delas. Então, clique em Editar e escolha Inverter seleção.

Clicando com o botão direito

43 - Para visualizar o status ou desconectar rapidamente um drive de rede, dê um clique com o botão direito em ambiente de rede.
44 - Obtenha acesso rápido às Propriedades do sistema dando um clique com o botão direito em Meu computador e escolha Propriedades.
45 - Acesse as opções de Internet dando um clique duplo em IE e selecionando Propriedades.
46 - Para acessar as informações de Propriedades de qualquer arquivo ou pasta, segure a tecla Alt quando clicá-los.

Manutenção

47 - Se executar o scandisk e possuir vários drives instalados apenas segure a tecla Ctrl e escolha todos os drives.
48 - Faça um atalho personalizado para o scandisk. Crie um novo atalho, digitando ScanDSKW na caixa de linha de comando. Dê um clique duplo no novo ícone e escolha Propriedades. Selecione a janela Atalho, e confirme se o parâmetro alvo é C:\WINDOWS\SCANDSKW.EXE /n.
49 - Executar o desfragmentador de disco uma vez por mês é adequado para a maioria dos usuários.
50 - Veja qual foi a última vez que executou o Defrag. Dê um clique com o botão direito no drive Meu computador e selecione Propriedades. Clique na janela Ferramentas para verificar a data.
51 - Se o defrag sempre reinicia devido aos outros aplicativos sendo executados, então pressione Ctrl + Alt + Delete para abrir a caixa Fechar programa. Finalize a tarefa de cada programa exceto Explorer e Systray.
52 - Libere espaço de disco clicando em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e Limpeza de disco.
53 - Se você não consegue acessar a caixa de Fechar programas quando seu PC trava, tente as teclas Ctrl + Esc para acessar o menu Iniciar. De onde você pode desligar.
54 - Se você receber uma mensagem de erro referindo-se a um arquivo de dispositivo perdido com uma extensão VXD, então tente reinstalar o driver a que ele está relacionado. Isso deve resolver o problema.
55 - Se o scandisk encontrar erros você pode salvar os arquivos e a eles serão dados uma extensão .CHK. Eles ficarão no diretório raiz. Utilize o bloco de notas para abri-los, e então remova aqueles que não são importantes.
56 - Sempre confira se você tem um disco de inicialização disponível para emergências. Acesse o Adicionar/Remover programas e selecione a janela Disco de inicialização e crie um.
57 - Sempre confira se sua pasta de temporários está vazia pois isso pode afetar a performance do Windows e causar problemas na instalação de softwares.
58 - Procure pelos mais novos drivers para seu hardware on-line. Isso pode ajudá-lo a acelerar seu sistema e livrá-lo de bugs.
59 - Problemas com impressoras? Os usuários do Windows 98 podem utilizar o guia de soluções de impressões avançado. Acesse pelo menu Iniciar, Ajuda. Os usuários do Win95 terão que acessá-lo diretamente do CD.
60 - Se perceber que seu PC trava, não pressione o botão reset. Pressione as teclas Ctrl + Alt + Delete para acessar a caixa de diálogo Fechar programa. Finalize a tarefa que não estiver respondendo.
61 - Isso é raro, mas se um dos ícones da lixeira desaparecer.
No Regedit, vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft
\Windows\CurrentVersion\Explorer
\Desktop\Namespace.
No painel da esquerda, dê um clique com o botão direito na chave NameSpace e selecione Nova, Chave. Digite o seguinte, exatamente, (tudo em uma única linha sem espaços):
{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}
e pressione Enter. No painel da direita, dê um clique com o botão direito em Padrão e selecione modificar. Na caixa de diálogo Editar linha, no valor digite Lixeira, e então clique OK para fechar o regedit. Pressione F5 para atualizar a área de trabalho.
62 - Seu PC pode se recusar a iniciar devido a arquivos perdidos. Execute o Setup.exe pelo CD do Windows, então escolha Verificar quando for perguntado.
63 - Confira se pode ver todos os arquivos de seu sistema. Abra o Meu computador e clique em Exibir, Opções de pasta. Selecione a janela Exibir, e confira se Mostrar todos os arquivos está marcado.
64 - Coloque os arquivos em somente leitura para evitar que sejam removidos acidentalmente. Dê um clique com o botão direito em um arquivo e escolha Propriedades. Selecione a janela Geral e marque a caixa Apenas leitura.
65 - Se o scandisk diz que você cruzou clusters, mas após tê-los reparado e reiniciado o processo todo se repete, não se preocupe. A próxima vez que o Windows iniciar pressione F8, selecione apenas comando prompt do menu. Digite scandisk e isso resolverá o problema.
66 - Evite infecções de vírus sendo cuidadoso ao abrir anexos. Utilize o QuickView para visualizar os anexos antes de abri-los.
67 - Crie uma partição em seu disco rígido que atuará como uma área de armazenamento para seus dados em backup.
68 - O windows nem sempre se lembra como você dimensionou ou posicionou uma pasta. Para solucionar esse problema, basta abri-la, acertar seu tamanho e posição, e fechá-la segurando as teclas Ctrl + Alt + Shift.

Localizar

69 - Descubra quais arquivos estão ocupando todo o seu espaço clicando em Iniciar, Localizar, Arquivos ou pastas e procure por arquivo com tamanho maior que 5.000KB.
70 - Procure por vários tipos de arquivos ao mesmo tempo separando-os com ponto e vírgula (*txt; *.html, por exemplo).
71 - Obtenha resultados de buscas melhores utilizando a caixa Nome do arquivo e a caixa de conteúdo para procurar por palavras contidas no documento.
72 - Procure em mais de um drive separando-os com ponto e vírgula (c:; d:; e:; e assim vai).
73 - Utilize o mesmo critério de busca outra vez em Localizar. Clique em Arquivo, salvar procura. Você verá um novo ícone na área de trabalho nomeado com o seu critério. Dê um clique duplo nesse ícone a próxima vez que precisar efetuar a mesma busca.
74 - Salve os seus resultados de buscas para futuras referências. Clique em opções e selecione Salvar resultados, então escolha Arquivo, Salvar busca. Então quando você der um clique duplo em seu ícone o critério e os resultados aparecerão.

Diagnósticos

75 - Mantenha um gravação de seu sistema executando a Informação do sistema em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema. Clique em Arquivo, Salvar como para armazenar os detalhes de seu PC.
76 - O Doutor Watson pode contar-lhe sobre os problemas com o seu PC, clique em Iniciar, Executar e digite drwatson. Dê um clique duplo no ícone do Quadro do sistema para ver seu diagnóstico.
77 - A ajuda também lhe dará informações sobre seu PC. Clique em Exibir, avançado para ver os detalhes.
78 - Localize os problemas com o Internet Explorer clicando em Iniciar, Programas, ferramentas do sistema. Abra a árvore do Internet Explorer e clique em versões de arquivo.
79 - Descubra informações detalhadas sobre o hardware em seu PC clicando em Iniciar, Executar e digitando hwinfo /ui.
80 - Se estiver em uma rede, descubra quem está navegando em seu sistema ativando o Windows Net Watcher. Você pode ter que instalá-lo pelo CD do Windows.
81 - Se estiver tendo problemas com vídeo, então, execute a ferramenta de diagnósticos DirectX. Clique em Iniciar, Executar e digite dxdiag.
82 - Faça Backup de sua conexão à Internet arrastando-a de sua pasta de Conexão a rede Dial-up para uma pasta ou dispositivo de backup.
83 - Utilize a Informação do sistema para escanear o Registro a procura de erros clicando em Ferramentas, Verificador do Registro.
84 - Um arquivo de backup de conexão a rede dial up pode ser visualizado no Bloco de notas, facilitando a você na hora de comparar as conexões.
85 - Quando você instalar um programa, verifique sua pasta em Arquivos de programas e remova qualquer arquivo excedente e a própria pasta para evitar que o sistema crie confusão.
86 - Mantenha seu PC atualizado com os últimos patches e atualizações do Windows clicando em Iniciar e então Windows Update.
87 - Recomendamos instalar qualquer atualização de segurança do Windows também.
88 - Visualize o que está sendo carregado enquanto o Windows se inicia. Pressione a tecla Pause/Break para manter a informação na tela, permitindo que você leia.
89 - Descubra qual versão do DirectX você possui localizando a pasta. Arquivos de programa\DirectX\Setup. Dê um clique duplo em DXTOOL.exe ou DXINFO.exe para ver o número da versão.

Configurações

90 - Antes de instalar uma nova versão do Windows, confira se estão todos os aplicativos fechados incluindo o software de antivírus. Utilize as teclas Ctrl + Alt + Delete.
91 - Antes de atualizar a sua versão do Windows, verifique se possui espaço suficiente, cerca de 1.5 GB pode ser necessário para instalar o Windows XP.
92 - A instalação do Windows possui várias opções diferentes de configuração. Para descobrir o que elas são, clique em Iniciar, Executar e digite d:\setup.exe /? (onde d: é a letra do seu drive de CD)
93 - Quando estiver instalando softwares (inclusive o Windows) sempre escolha Instalação personalizada para lhe dar mais controle sobre o que vai para seu disco rígido.
94 - Se alguns dos seus programas do Windows parecerem perdidos, então vá para Adicionar e Remover programas, janela Configuração do Windows e reinstale-os.
95 - Ajuste o Windows para efetuar economia durante a luz do dia abrindo Data/hora no Painel de controle e verificando.
96 - Mude o visual do Windows 98 utilizando temas. Usuários do Windows 95 podem utilizar o Desktop Architect do site www.desktoparchitect.com.
97 - Abra o componente Fontes no Painel de controle e remova qualquer fonte que não utiliza
98 - As Opções de Internet no Painel de controle permitem que você gerencie as configurações para qualquer conexão à Internet. Escolha a padrão, e depois habilite ou desabilite os programas de Internet para conectar automaticamente, através da opção Sempre utilize minha conexão padrão.
99 - Ajuste a resposta de seu teclado abrindo Teclado no Painel de controle e ajustando a índice de repetição das teclas.
100 - Para ultrapassar a Lixeira e remover permanentemente os arquivos, dê um clique com o botão direito sobre ele, escolha Propriedades e marque a caixa Não mover os arquivos para a lixeira.
101 - Mude a associação dos arquivos segurando Shift quando dá um clique com o botão direito sobre um arquivo. Escolha Abrir como e selecione o aplicativo.
102 - Teste seu modem abrindo o componente Modems do Painel de controle e clique em diagnósticos. Selecione a entrada que ele está utilizando e clique em Mais informações para efetuar o teste.
103 - Se você consegue conectar-se ao seu servidor de Internet mas não consegue "log on" então dê um clique duplo em Rede e escolha Adaptador de Dial Up. Clique no botão Propriedades, e Avançado em seguida. Marque Gravar um arquivo log e confirme com Sim e tente conectar normalmente. Agora você pode ver exatamente o que está acontecendo no arquivo \Windows\Ppplog.txt.
104 - Você pode mudar o formato da data ou horário padrão em um aplicativo abrindo as Configurações regionais e modificando-as conforma necessário.
105 - Remova o som de navegação abrindo Sons e removendo qualquer som ligado a Navegação iniciada ou Navegação completada.
106 - O windows lhe dá um número de registro durante a instalação para averiguação se um dia precisar entrar em contato com a Microsoft. Como você não anotou, descubra qual é nas Propriedades do sistema e veja em Geral sob a janela Registrado.
107 - Evite que um CD seja executado em "autoplay" (automaticamente) simplesmente segurando a tecla Shift quando inserir o CD.
108 - Se possuir uma grande quantidade de dados na área de transferência, você pode liberar a memória RAM removendo esse conteúdo. Execute o visualizador da área de transferência (clipbrd.exe) e selecione Editar, então Remover.
109 - Reinstalar o Windows 95 pode causar problemas se o Internet Explorer 4.0 ou maior estiver instalado. A solução para isso é instalar o Internet Explorer 4.0 primeiro , e então reinstalar o Windows 95 e finalmente instalar sua versão atual do Internet Explorer.
110 - Se estiver sedento por ainda mais dicas dê uma olhada no arquivo Tips.txt (Dicas.txt) na pasta do Windows.
111 - Crie um atalho para o gerenciador de dispositivos em sua área de trabalho. Dê um clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Novo, Atalho. Na caixa da linha de comando, digite C:\Windows\control.exesysdm.cpl,,1. E nomeie o atalho como Gerenciador de dispositivos.
112 - Utilize a visualização rápida (Quickview) para visualizar o conteúdo de qualquer arquivo rapidamente faça um atalho do C:\WINDOWS\SYSTEM\VIEWERS\QUIKVIEW.EXE na área de trabalho. Para visualizar um arquivo basta arrastá-lo para o ícone.
113 - Acelere suas operações dando um clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Propriedades. Selecione a janela Efeitos e limpe as marcações nas caixas.
114 - O WinAlign no Windows 98 acelera a execução de aplicativos colocando arquivos chaves na parte rápida do disco durante a desfragmentação. Apenas programas que foram designados para funcionar com o WinAlign serão comportados. Descubra quais de seus arquivos estão utilizando o WinAlign olhando em Winali.ini em C:WINDOWS\SYSTEM.

Atalhos do Painel de controle


Crie um ícone de atalho para executar qualquer programa que apareça no painel de controle. Na caixa Linha de comando apenas entre com os detalhes, por exemplo, Control.exe Desk.cpl para fazê-lo funcionar.

115 Acessibilidade Control.exe Access.cpl
116 Adicionar e remover programas Control.exe Appwiz.cpl
117 Data/Hora Control.exe Timedate.cpl
118 Temas da área de trabalho Control.exe Themes.cpl
119 Monitor Control.exe Desk.cpl
120 Fontes Control.exe Fonts.cpl
121 Controles de jogos Control.exe Joy.cpl
122 Infravermelho Control.exe Infrared.cpl
123 Internet Control.exe Inetcpl.cpl
124 Teclado Control.exe Main.cpl keyboard
125 Modems Control.exe Modem.cpl
126 Mouse Control.exe Main.cpl Mouse
127 Multimídia Control.exe Mmsys.cpl
128 Rede Control.exe Netcpl.cpl
129 Senhas Control.exe Password.cpl
130 Gerenciamento de força Control.exe powercfg.cpl
131 Impressoras Control.exe main.cpl Impressoras
132 Configurações regionais Control.exe Intl.cpl
133 Sistema Control.exe Sysdm.cpl

134 - Se receber uma mensagem de erro na inicialização sobre um arquivo perdido, procure por ele em seu disco rígido e CD do Windows. Se encontrar copie-o para seus diretórios do sistema e Windows.

Propriedades do sistema

135 - Verifique os recursos que possui livre olhando na janela Performance nas Propriedades do sistema. Se estiver menor que a metade, então reinicie para evitar que o micro sofra uma queda do sistema.
136 - Aumente a velocidade de seu disco rígido. Nas Propriedades do sistema na janela Performance, clique em Arquivo do sistema. Na janela disco rígido, coloque a Otimização da cabeça leitora para Total.
137 - Tente mudar a janela do Disco removível e marque Habilitar gravação atrás de cache. Se remover o disco antes que o Windows termine de escrever e os arquivos poderão ser corrompidos, mas se for cuidadoso, você será recompensado com um significante aumento na performance.
138 - A janela CD-ROM nas Propriedades de arquivos do sistema apenas permite que você otimize seu drive para até uma velocidade de 4x. Você pode aumentar isso no Registro. Vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System
\CurrentControlSet\Control
\FileSystem\CDFS. Mude o tamanho de cache (CacheSize) e as entradas (PreFetch) para ler d6040000 e 80030000 respectivamente.
139 - Visualize as Propriedades de todos os seus discos rígidos de uma vez. Dê um clique duplo sobre Meu computador e selecione todos os seus drives segurando a tecla Ctrl e clicando em drive por drive. Dê um clique com o botão direito sobre qualquer um deles e selecione Propriedades. Uma caixa de diálogo aparecerá com uma janela separada para cada drive.

Diversos

140 - Utilize nomes longos no DOS encurtando-os com aspas. Por exemplo, cd "\arquivos de programas" para mudar para o diretório de arquivos de programas.
141 - Existe mais na calculadora do Windows do que os olhos podem ver. Clique em Exibir, Científica para mais funções.
142 - Para informações sobre as configurações TCP/IP de seu computador, clique em Iniciar, Executar, digite winipcfg e clique em OK.
143 - Para minimizar todas as janelas abertas sem utilizar o mouse, apenas pressione as teclas Ctrl + Esc, e então Esc seguido de Alt + M.
144 - Crie uma nova pasta com uma combinação de teclas no Windows 95. Pressione as teclas Alt + F + W + F. No Windows 98, Alt + F + N + F.
145 - Para adicionar caracteres especiais e acentos ao seu documento clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e selecione Mapear caracteres. Escolha a fonte que está utilizando em seu documento e encontre o caracter que deseja. Dê um clique duplo sobre ele e retorne ao seu documento para copiá-lo.
146 - Se você possui o Internet Explorer 5 em um PC com Windows 95 e deseja espaço extra, você pode remover o diretório Windows Update. Isso liberará de 10 a 20 MB em espaço de memória
147 - O disco do Windows 98 é repleto de ferramentas úteis. Para instalá-las execute Setup.exe da pasta Ferramentas\Reskit. Você pode então acessá-las clicando em Iniciar, Programas, Kit de Recursos do Windows 98, Console de Gerenciamentos de Ferramentas.
148 - Redimensione o texto nas páginas de ajuda do Windows 98. Dê um clique duplo em Opções de Internet no Painel de controle e clique no botão Acessibilidade. Marque a caixa Ignorar tamanhos de fontes especificados em páginas da web e clique em OK. Depois clique no botão Fontes e escolha seu tamanho no menu Tamanho de fontes.
149 - Grave o dia e a hora toda vez que abrir um novo arquivo no Bloco de notas. Crie um novo documento no Bloco de notas e digite .log na primeira linha. Cada vez que você abrir esse arquivo, a data e a hora serão marcadas automaticamente.
150 - Crie seus próprios ícones utilizando o MSPaint. Quando você salva seu arquivo, selecione Todos os arquivos e dê a ele uma extensão .ico.

Atalhos de teclado

151 Vá para o modo menu F10
152 Alterne os programas ativos do DOS entre tela cheia e janela Alt + Enter
153 Salvar com um novo nome Alt + F +A
154 Encerrar programa Alt + F4
155 Coloque a janela ativa na área de transferência Alt + Print Screen
156 Minimize a janela ativa Alt + "barra de espaço" + N
157 Vá para o final do documento Ctrl + End
158 Vá para o começo do documento Ctrl + Home

Gerenciando pastas no Explorer

159 Localizar F3
160 Atualizar F5
161 Alterne entre painéis F6
162 Vá para a pasta original Back Space
163 Vá para a pasta Ctrl + G
164 Desfazer Ctrl + Z

Árvore do Explorer

165 Rolagem sem perder a seleção Ctrl + "qualquer cursor"
166 Expandir tudo sob seleção NumLock + * (no teclado numérico)
167 voltar a seleção para pasta original NumLock + - (no teclado numérico)
168 Expandir a seleção NumLock + + (no teclado numérico)
169 Avançar a seleção ou selecionar primeira subpasta (colocar seta para a direita)
170 Retorne a seleção ou selecionar pasta original (colocar seta para a esquerda)

 

Atalhos do menu Iniciar


Adicione algumas pastas úteis ao seu menu Iniciar (no Windows XP também). Dê um clique com o botão direito em Iniciar e selecione Explorar. Dê um clique com o botão direito do mouse no painel da direita e escolha Novo, Pasta e então renomeie assim...

177 Painel de controle
Painel de controle.
{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}
178 Rede Dial Up*
Rede dial up.
{992CFFA0-F557-101A-88EC-ooDD010CCC48}
179 Fontes*
Fontes.
{BD84B380-8CA2-1069-AB1D-08000948F534}
180 Cache de Internet
Cache de Internet.
{7BD29E00-76C1-11CF-9DD0-00A0C9034933}
181 Ambiente de rede
Ambiente de rede.
{208D2C60-3AEA-1069-A2D7-08002B30309D}
182 Histórico URL
Histórico URL.
{FF393560-C2A7-11CF-BFF4-444553540000}
183 Impressoras
Impressoras.
{2227A280-3AEA-1069-A2DE-08002B30309D}
184 Lixeira
Lixeira.
{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}

185 - Verifique se um programa foi totalmente instalado olhando em Iniciar, Programas e confira se nada foi deixado para trás nos Arquivos de programas.
- Se programas foram removidos mas permanecem no lista de Adicionar e remover programas, livre-se deles indo para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software
\Microsoft\Windows\currentversion\Uninstall.
186 - No painel da esquerda, dê um clique com o botão direito no programa teimoso e escolha Remover.
187 - Pressione a tecla F5 para adicionar a hora e a data para um documento do Bloco de notas.
188 - Pressione a tecla * no teclado numérico para abrir todas as pastas no Windows Explorer.
189 - Pressione as teclas Alt + Tab alternar entre os programas abertos. Você também pode mover entre itens na barra de tarefas pressionando as teclas Alt + Esc.
190 - Você pode renomear um arquivo rapidamente clicando sobre ele e pressionando a tecla F2.
191 - Você pode remover permanentemente os arquivos selecionados pressionando as teclas Shift e então Delete.
192 - As barras de rolagem do Windows são muito pequenas? Dê um clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Propriedades. Selecione a janela Aparência e na caixa de Item, escolha Barra de rolagem e então ajuste o Tamanho de acordo com sua vontade.
193 - Visualize duas janelas lado a lado sem ter que ajustar seus tamanhos. Dê um clique com o botão direito sobre uma área em branco da barra de tarefas e selecione Dividir horizontalmente ou Dividir Verticalmente. Agora, todas as janelas abertas serão alinhadas conforme sua seleção. Para reverter ao normal dê um clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione desfazer divisão.
194 - Retire seus CDs rapidamente em Meu computador e dê um clique com o botão direito na letra de seu drive de CD e escolha Ejetar.
195 - Não se preocupe em expandir suas pastas enquanto clica e arrasta itens no Windows Explorer. Selecione os itens que deseja copiar, então arraste-os até a pasta principal, segure ali por alguns segundos. E a pasta ira expandir revelando suas sub-pastas, onde você pode efetuar sua cópia.
196 - Não consegue ver as amostras em formato JPEG no Windows 98? Isso é porque os JPEG vêm em dois tipos, RGB e CMYK. O Windows 98 pode ler apenas JPEGs RGB. Utilize um editor de imagens para converter suas imagens CMYK para o formato RGB.
197 - Descubra mais sobre um arquivo em particular clicando com o botão direito sobre ele e escolhendo Propriedades. Selecione a janela Versão e passe pelas várias opções para obter mais detalhes.
198 - Adicione anotações para os tópicos de ajuda do Windows. Dê um clique com o botão direito em uma área livre de um dos tópicos e selecione Anotar. Entre com suas anotações e então clique em Salvar. Quando abrir o tópico da próxima vez, clique no clipe de papel para ver suas notas.
199 - utilize o comando Iniciar, Executar para visualizar pastas entrando com o cominho de arquivo. Também, entre com um endereço da Web para iniciar o navegador.
200 - Remova os arquivos de histórico do Media Player que reproduziu recentemente. Abra o editor do Registro, vá para a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\
Microsoft\MediaPlayer\Player
\RecentFileList e remova as entradas.


Windows ME

Ele pode não ter sido tão popular quanto as versões anteriores do Windows, mas o ME ainda tem muito fôlego. Ai vai 100 dicas para provar isso.

Instalação

201 - Separe um minuto para ler a documentação que acompanha o Windows ME antes de instalá-lo. Abra a pasta Addons\Document e olhe em Guia\mpsg.doc, bloqueio de hd\hdblock.txt e arquivo de texto\programas.txt.
202 - Navegue para www.microsoft.com/windowsme/
upgrade/compat e confira se seu hardware é compatível com o Windows ME.
203 - O Windows ME normalmente necessita de um processador de 150 MHz. Para dar a volta nesse problema, inicie a instalação utilizando os seguintes parâmetros, configuração /nm.
204 - Se estiver fazendo um upgrade para o Windows ME, selecione a opção para efetuar backup de seus arquivos atuais do Windows. Dessa forma você poderá desinstalá-lo mais tarde.
205 - Se o upgrade sair tudo certo, então você poderá remover os arquivos em backup e liberar algum espaço. Vá para Adicionar e remover programas e selecione Remover a informação de instalação do Windows Millennium.

Multimídia

206 - Mude o visual do Media Player utilizando skins. Veja quais estão disponíveis no site https://windowsmedia.com/
mediaguide/gallery/Skins.asp.
207 - Você pode copiar seus CDs para seu disco rígido utilizando o Media Player 7. Clique em CD de áudio, escolha as faixas que deseja copiar e selecione Copiar música.
208 - Reduza a quantidade de espaço que uma faixa de áudio gravada ocupa, mudando a qualidade de som. Clique em Ferramentas, Opções, e selecione a janela CD de Áudio e ajuste as configurações.
209 - Se você não gosta do novo Media Player então utilize a antiga versão. Você encontrará uma cópia dela em C:\Arquivos de programas
\Windows Media Player\Mplayer2.exe.
210 - O Windows ME possui um programa DVD Player. Execute o arquivo Dvdplay.exe na pasta do Windows. Ela irá funcionar apenas se você tiver um drive de DVD, um hardware decodificador de MPEG ou drivers de software instalados.
211 - Teste seu drive de CD colocando um CD de Áudio nele. Abra a janela do DOS, e execute Ferramentas\pssutil\Cdinfo.exe (ou em inglês Tools\pssutil\Cdinfo.exe). Com isso serão feitos alguns testes em seu drive e os resultados surgiram.
212 - Utilize o Assistente para Scanner e Câmera do Windows ME para efetuar downloads de imagens diretamente para seu PC. Você o encontrará em Iniciar, Programas, Acessórios.

Truques do Explorer

213 - Salve seus arquivos de imagens na pasta Minhas imagens e você poderá visualizar amostras e utilizar as ferramentas de zoom e rotação também, tudo de dentro da pasta do Windows.
214 - Utilize o protetor de tela Minhas imagens e ele irá pegar todas as imagens da pasta Minhas imagens e mostrá-las em um slide show.
215 - Você pode adicionar os recursos da pasta Minhas imagens em qualquer outra pasta clicando com o botão direito e escolhendo Personalizar esta pasta e, então, selecionando Visualizador de imagens (Preview).
216 - Você não precisa clicar e arrastar no Explorer. Apenas selecione os arquivos, clique em Editar e então Copiar (ou Mover) para a pasta e escolher o destino.
217 - Se você deseja abrir um arquivo utilizando um aplicativo diferente então simplesmente dê um clique com o botão direito sobre ele e escolha Abrir com....
218 - Você pode editar as aplicações que aparecem na lista sob Abrir com efetuando mudanças no Registro.
Vá para a chave HKEY_CURRENT_USER\Software
\Microsoft\Windows\CurrentVersion
\Explorer\FileExts.
Encontre a pasta que se refere a extensão que deseja adicionar.
219 - Crie uma pasta comprimida no ME clicando em Arquivo, Novo, Pasta, Pasta comprimida. Os arquivos colocados nela serão automaticamente comprimidos.
220 - Você pode visualizar arquivos zip no ME pois eles são compatíveis com pastas comprimidas. E também, criar um arquivo compactado zip no ME dando um clique com o botão direito sobre um arquivo e escolhendo Enviar para, Pasta comprimida.
221 - Carregue um arquivo para a web rapidamente dando um clique com o botão direito sobre ele e escolhendo Enviar para, Assistente de publicação da Web.

Novos recursos

222 - Se o Windows parar de funcionar corretamente, então devolva-o à uma época em que tudo funcionava bem utilizando Restauração do sistema. Apenas escolha a data que deseja retornar.
223 - A Restauração do sistema pode ocupar bastante espaço no disco rígido, portanto configure um limite para ela. Selecione a barra Performance nas Propriedades do sistema, clique em Arquivos do sistema e ajuste a barra.
224 - Se você acha que não precisa da Restauração do sistema, então desative-a. Vá para Propriedades do sistema, selecione a barra Performance e clique em Arquivo do sistema. Escolha Solucionando problemas e você poderá removê-la.
225 - A Proteção de arquivos do sistema (ou SFP) é desenvolvida para impedir que arquivos importantes do Windows sejam substituídos por versões anteriores. O SFP não diz quando está ativo, mas você pode mudar isso alterando o Registro. Vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\
Microsoft\Windows\CurrentVersion
\Systemfileprotection e mude o valor de Showpopups para 1.
226 - Outra maneira de monitorar o SFP é verificar o arquivo log, Sfplog.txt em C:\Windows\System\SFP.
227 - Criar sua própria rede é fácil no ME. Execute NetConn.exe na pasta do Windows.
228 - Se você tiver problemas de rede clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema, Ferramentas e execute Diagnostico de rede.
229 - Você pode imprimir documentos pela Internet utilizando um protocolo de cliente de impressão pela Internet (IPP). Você o encontrará no CD do Windows ME em Addons\ipp\wpnpins.exe.
230 - O recurso de hibernação do Windows ME só funcionará se todos os seus drivers principais forem compatíveis com o processo. Leia Nohiber.txt na pasta do Windows para algumas informações sobre o que deve ser atualizado para que o recurso funcione devidamente.

Personalizando o ME

231 - O Windows ME esconde o que ele considera serem arquivos importantes do sistema. Para poder visualizá-los, clique em Ferramentas, Opções de pasta e selecione a barra Exibir. Marque a caixa Mostrar arquivos ou pastas ocultos e desmarque as caixas Ocultar tipos de arquivos com extensões conhecidas e Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional.
232 - Desligue a função de atualização automática do Windows abrindo o componente Atualizações automáticas no Painel de controle e selecione as opções Avisar ou Desativar.
233 - O Windows ME contém menus personalizados. Por exemplo, o menu Iniciar apenas mostra as opções que você utilizou recentemente. Se você necessita de algo mais que não está listado, então clique nas setinhas no fundo do menu para visualizar todas as entradas.
234 - Se prefere permanecer sem menus personalizados, você pode desativa-los clicando em Iniciar, Configurações, Barra de tarefas e então Menu Iniciar.
235 - O Windows ME mostra grandes menus, Iniciar, Programas, em colunas, fazendo mais opções visíveis. Para retornar à visualização tradicional clique em Iniciar, Configurações, Barra de tarefas e então Menu Iniciar, selecione a janela Avançado e marque a opção Lista de programas.
236 - Um programa chamado 98lite pode lhe dar controle total sobre a instalação do ME e ajudar a aumentar a velocidade da performance de seu PC. Vá para o site www.98lite.net para mais informações.
237 - Você pode ter notado que não pode reiniciar o Windows ME em modo DOS e não há opção no menu de inicialização também. Para recuperar esses recursos faça o download no site www.geocities.com/mfd4life_200.

Antigos favoritos

238 - Alguns dos recursos do DOS original do Windows podem ter sido removidos, mas ainda existem muitos disponíveis como o Edit (o editor de texto), QBasic, e o programa de diagnósticos MSD.EXE. Você irá encontrá-los em Ferramentas\oldmsdos (Ou em inglês Tools\oldmsdos).
239 - Gosta de nostalgia? Retorne aos dias do Win3.x e utilize o gerenciador de programas (Progman.exe) e o Gerenciador de arquivos (Winfile.exe). Você os encontrará na pasta do Windows.
240 - Procurando pelo Backup da Microsoft? Você pode instalá-lo pelo CD do Windows e ir para Addon\MSBackup\msbexp.exe para instalá-lo.
241 - Se não consegue encontrar a pasta de rede, ela foi movida de Meu computador para o Painel de controle, onde irá encontrá-la agora.

Geral

242 - Você agora pode copiar a localização de uma chave do Registro, direto do documento que está trabalhando. Apenas clique em Editar, Copiar Nome chave e o caminho inteiro será então copiado para a área de transferência.
243 - O Registro agora possui sua própria opção de favoritos. Para adicionar a chave que está procurando apenas clique em Favoritos, Adicionar para favoritos para incluí-la.
244 - Existem muitos extras no CD do Windows ME. Vá para Cdsample\setup\trial.exe para uma gama de demos de jogos, incluindo International Football 2000, Pinball Arcade, e Motocross Madness.
245 - Descubra quais de seus drivers são aprovados pela Microsoft. Vá para as Propriedades do sistema, selecione a janela Gerenciador de dispositivos. Clique em um dispositivo e selecione a barra Driver. Novos drivers terão um nome próximo a Assinatura digital.
246 - Mensagens de erro são fáceis de se entender no ME, mas para ver todo o jargão técnico que vem com a mensagem pressione as teclas Alt + D.
247 - Outra maneira de visualizar os detalhes completos de uma mensagem de erro é olhar no conteúdo do arquivo Faultlog.txt na pasta do Windows.
248 - Se tiver dificuldades tente os arquivos melhorados de ajuda do Windows ME. Principalmente, as soluções de problemas que estão mais úteis na análise de problemas.
249 - O Windows ME vem com uma ou duas coisas que você realmente não precisa, como a apresentação de amostras de vídeos. Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Entretenimento para assisti-los, então vá para C:\Windows\Application data\
Microsoft\INTRO para removê-lo.
250 - Mantenha-se atualizado com os últimos desenvolvimentos do Windows ME visitando o site Centro de Soluções da Microsoft em www.microsoft.com/windowsME/support/solutions/default.asp.
251 - Existe mais no Internet Explorer do que simplesmente utilizá-lo na navegação de sites. Execute programas ou abra arquivos diretamente do campo de endereços.
252 - Feche múltiplas aplicações segurando a tecla Ctrl e clicando nos botões dos aplicativos na barra de tarefas.
253 - No Windows Explorer selecione a opção Visualizar como página da Web e adicione as capacidades do Internet Explorer clicando em Exibir, Barra do Explorer. Você pode então adicionar as facilidades Localizar, Favoritos e Histórico.
254 - Se deseja ver todas as suas pastas da mesma forma, no Windows Explorer clique em Ferramentas, Opções de pasta e selecione a janela Exibir. Escolha a visualização que melhor lhe convier para todas as pastas e ao configurar essa clique em Como a pasta atual.
255 - No Windows ME você pode se utilizar um simples clique para abrir um arquivo ou pasta. Abra o Windows Explorer e selecione Ferramentas, Opções de pastas. Sob a seção Clique nos itens a seguir, selecione Clique único para abrir um item (marque para selecionar).
256 - Utilize o Assistente de Manutenção do ME para realizar tarefas específicas como o ScanDisk ou a Limpeza de disco, mantendo seu PC em boas condições.
257 - O SoundSentry no ME permite que você gere avisos visuais, como o piscar das barras, se seu PC gerar algum som.
258 - Se tiver problemas segurando muitas teclas, então a opção StickyKeys sob Acessibilidade permitirá que você pressione apenas uma tecla de cada vez ao invés de várias simultaneamente.
259 - Você pode desinstalar a PC Health no Windows ME clicando em Iniciar, Executar e digitando no campo \Windows\pchealth\support
\pchsetup/uninstall.
260 - Antes, você podia apenas executar o Scanreg após reiniciar em modo DOS. Com o ME você pode executá-lo dentro do DOS do Windows.
261 - Poupe 150 MB de espaço no seu disco rígido removendo o arquivo no diretório Windows\options\install. Você já possui cópias desse arquivo no CD.
262 - O Monitoramento do sistema agora inclui uma seção de Adaptador Dial Up onde você pode monitorar a velocidade de conexão, bytes recebidos e erros.
263 - A verificação do ScanDisk durante a configuração do ME pode levar um bom tempo. Se estiver sem tempo, você pode desabilitar essa verificação mudando a linha de comando e executando setup.exe /is.
264 - Você pode evitar acesso não autorizado as pastas instalando o recurso de pastas comprimidas. Assim, você pode então colocar uma senha nessa pasta.
265 - Quando efetuar Buscas no ME, deixe mais espaço para ver o resultado de suas buscas pressionando as teclas F3, Ctrl + E, ou Ctrl + F para alterar a barra de procura do Explorer.
266 - Você pode adicionar papéis de parede em vídeo para sua área de trabalho criando um arquivo HTML que inclua dentro um arquivo .AVI. Assim que tiver o HTML dê um clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Propriedades. Selecione a janela Área de trabalho, clique em Novo, Web site e OK. Encontre seu arquivo HTML e clique em OK.
267 - Após ter efetuado uma restauração do sistema, se não estiver contente pode retornar e repetir o processo, mas dessa vez escolha uma data alternativa como ponto de restauração.
268 - Você pode acelerar o tempo que demora para o ME inicializar evitando que o Windows Procure por um drive de disquetes enquanto inicializa. Vá para Propriedades do sistema, selecione a janela Performance. Clique em Arquivos do sistema, selecione Disquete e desmarque a caixa Procurar por novo disquete.
269 - Se precisar reiniciar o Windows, você pode acelerar as coisas segurando a tecla Shift e clicando OK para reiniciar. O windows irá reiniciar sem efetuar as verificações de hardware.
270 - Abra Meu computador, dê um clique com o botão direito sobre um drive e escolha Propriedades. Clique em Limpeza de disco para executar uma manutenção essencial no disco.
271 - Mude a imagem que aparece durante a inicialização do ME. Escolha uma imagem e salve-a como Logo.sys e copie-a para o diretório raiz. Então reinicie o computador para ver o novo logo. As imagens devem ser de 320 x 400 bitmaps.
272 - Visualize mais informações sobre sua CPU efetuando mudanças no Registro. Vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Hardware\
Description\System\CentralProcessor\0, clique no identificador VendorIdentifier, coloque um espaço entre "Genuine" e "Intel", e então, feche o Regedit. Dê um clique com o botão direito em Meu computador e selecione Propriedades. Você verá agora mais informações sobre seu computador sob a linha "Genuine Intel".
273 - Ao invés de digitar uma linha de comando, apenas clique e arraste um ícone de arquivo ou pasta para uma janela aberta do DOS para executá-lo.
274 - O SysEdit não está incluído no Windows ME, mas você pode extrair uma cópia de seu CD do Windows 98 e copie para sua pasta do Windows\System.
275 - Faça o Windows ME iniciar mais rapidamente convertendo seu HD para FAT32 e execute o desfragmentador de disco.
276 - Faça um ajuste em seu Registro que habilitará a reprodução de filmes em DVDs utilizando o Windows Media Player. Vá para a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft
\MediaPlayer\Player\Settings e crie um valor serial (String value) chamado EnableDVDUI, dando a ele o valor de Sim (Yes).
277 - Uma nova versão do TweakUI está disponível para o Windows ME. Você pode obtê-la de www.microsoft.com/windowsme/
guide/tweakui.exe. Outra alternativa seria obter o TweakUI.
278 - Visualize amostras das imagens antes, então as imprima, diretamente da pasta Minhas figuras no Windows ME.
279 - Após abrir o painel de procura clicando no botão Localizar no topo da janela da pasta aberta, role para o canto esquerdo do